domingo, 29 de março de 2009

ÁREA DE TRANSFERÊNCIA

Hoje quero falar sobre a área de transferência do Windows. Para quem não sabe, é para essa área que vão os textos, imagens e outras coisas que você copia quando usa os comandos Ctrl+C, ou Ctrl+X, ou F2 ou Shift+F2. Todos esses comandos servem para copiar textos e figuras na área de transferência. Durante uma tradução, quando você usa o Word (ou o Excel ou PowerPoint, ou qualquer programa que rode sob o Windows), você tem a opção do Ctrl+V para recuperar o último item que você colocou na área de transferência. Ou você pode clicar Ctrl+C duas vezes e chamar a área de transferência, que ficará ai do lado, ocupando um terço da tela, pelo menos no Word 2003. Ora, mesmo com as atuais telas de 19 polegadas ou mais, isso parece muito, pelo menos para mim, que gosto de bastante espaço livre na tela. Por isso, pesquisando na Internet, encontrei alguns aplicativos freeware, denominados “memory expander”, cuja função é exatamente essa: expandir a capacidade da área de transferência. São aplicativos leves, que funcionam com qualquer aplicativo do Windows, e permitem guardar na e chamar da área de transferência vários itens, sendo valioso auxílio para tradutores em geral. Alguns permitem guardar até 64 itens na área de transferência, embora eu use no máximo 20 (mais do que isso fica difícil de guardar na minha memória). Mas é muito bom contar com um programa discreto e eficaz, que muito ajuda na hora de traduzir longos trechos com várias repetições dentro de um mesmo parágrafo, e não ocupa espaço. Existem vários. Abaixo estão imagens de dois que uso, bem como links para baixá-los. Espero que sejam de ajuda para vocês como são para mim.

Clipomatic e QClip são otimizadores simples da área de transferência que permitem manter uma lista dos itens previamente copiados. Basta pressionar CTRL-ALT-V e qualquer dos dois que você tiver instalado mostrará uma lista com todas as cópias, de onde você pode selecionar qualquer item e colar o mesmo no texto. Os programas armazenam texto simples, e figuras, e o histórico é apagado automaticamente quando o computador é reiniciado, desligado ou quando você sai do programa.

Clipomatic - Tamanho 98 kb. Freeware.







Você pode baixar o Clipomatic gratuitamente no endereço
http://www.mlin.net/Clipomatic.shtml


QCLIP - Tamanho 46 kb. Freeware










Você pode baixar o Qclip gratuitamente no endereço
http://userpages.umbc.edu/~acurti1/cadae/


Pontos de Restauração do Windows

Antes de instalar um novo programa em seu computador, adicionar dispositivos de hardware ou alterar o registro, crie um ponto de restauração, assim você poderá recuperar seu sistema em um caso de falha, ou se o programa não for compatível (O Windows XP cria automaticamente pontos de restauração, chamados de system checkpoints), mas um pouco mais de informação sempre ajuda. Pontos de restauração não afetam seus arquivos pessoais, como as pastas Meus Documentos ou Favoritos, ou o arquivos que você acaba de salvar. Para criar pontos de restauração:

1 - Clique em Iniciar, vá até Todos os Programas, Acessórios e depois clique em Restauração do Sistema.

2 - Na caixa de diálogo Recuperação do Sistema, clique em Criar um Ponto de Restauração, e depois clique em Avançar.

3 - Digite uma descrição para o seu ponto de restauração, como uma data ou "Antes do Programa X", e depois clique em Criar.


Se o seu sistema falhar, reinicie computador, e pressione F8. Em seguida, clique em Última Configuração Conhecida. O Windows XP restaura seu sistema para o ponto de restauração mais recente.