sexta-feira, 29 de maio de 2009

TRUQUES E DICAS DO GOOGLE

É fato sabido que o Google possui muitas funcionalidades. Algumas dessas podem ser especialmente úteis para um tradutor. Abaixo indico algumas que uso.

A calculadora do Google, além de fazer todas as operações fundamentais de soma, subtração, multiplicação e divisão, pode realizar operações mais complexas, como raiz quadrada, cálculo de percentagens e até logaritmos. Eis algumas úteis para um tradutor:

- Escrever um número por extenso: Basta escrever o número e “por extenso”.
Ex: 5690 por extenso = cinco mil seiscentos e noventa
Em inglês, escreva o número e “in words”
Ex: 5690 in words = five thousand six hundred ninety

- Conversão de medidas. Por exemplo, milhas para quilômetros, libras para quilogramas, Fahrenheit para Celsius

- 1 kg em onças
- 1 libra em quilogramas
- 1 milha em metros
- 33000 pés em metros
- 17 polegadas em centímetros
- 20 graus Celsius em Fahrenheit

Nem precisa escrever todas as palavras, se souber a abreviatura, basta escrever, p.ex., “120 F para C” e o resultado é: “120 graus Fahrenheit = 48,8888889 graus Celsius”

Agora, se durante uma tradução você se depara com um termo complexo, para o qual não conhece a tradução correta, mas sabe a tradução de uma palavra separada, use o símbolo de igual duas vezes “= =”, e o Google trará seu termo em seu idioma e em inglês (ou outro idioma). Por exemplo: “conta corrente” == account, retornará várias opções para conta, uma das quais pode ser a que você está procurando.

define: palavra
Define a palavra, como se fosse um dicionário. Acabe com suas dúvidas na hora, sem precisar estender o braço para abrir o dicionário. Infelizmente, algumas só em inglês.

Use aspas:
Ao buscar termos com duas palavras ou mais, coleque as palavras entre aspas. Assim o Google busca a frase exata.

Outro que uso muito é o sinal de mais (+) e glossary, quando preciso encontrar algum termo desconhecido. Basta colocar o termo no idioma fonte, no meu caso, portugues +glossary, e o Google vai procurar glossários on-line, onde constem o seu termo procurado e a respectiva tradução. Ex: . Experimente.

Procurei aqui apresentar dicas que fossem mais úteis a um tradutor. Caso esteja interessado em conhecer todas as funcionalidades e serviços do Google, visite http://www.usabilityviews.com/simply_google.htm.