quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

USANDO O WINRAR

Nesses tempos atuais, nós tradutores recebemos e devolvemos os trabalhos via e-mail. Na hora de enviar o trabalho traduzido e pronto, na maioria das vezes, tudo o que temos que fazer é clicar no botão “Procurar arquivo” do provedor de e-mail e selecionar o arquivo a ser enviado. Mas e quando são vários arquivos, o tradutor está cansado e não quer ter que selecionar cada arquivo um a um, para fazer o up-load? Ou ainda quando um arquivo ultrapassa o tamanho de envio permitido pelo provedor de e-mail? Nessas horas, o ideal é usar um programa compactador de arquivos.

Compactadores de arquivo são, como o nome já diz, programas que “compactam” um arquivo, reduzindo seu tamanho e quantidade, de modo que seja possível mandar vários arquivos em só clique. Existem vários na Internet, que podem ser baixados gratuitamente. Para citar apenas três dos mais conhecidos: Winzip, 7-Zip e Winrar.

Eu costumo usar o Winrar, e por isso, vou mostrar aqui como fazer para enviar vários arquivos ou dividir um arquivo grande em vários pedaços.

O WinRAR trabalha com diferentes formatos de arquivos. Ideal para tradutores que também trabalham com vários formatos de arquivo. Possui um guia passo-a-passo especial que fornece acesso instantâneo às funções mais básicas para você realizar suas tarefas. Permite criar extração rápida e trabalhar com arquivos de vários volumes. Aceita diferentes formatos de compressão, tais como: ACE, ARJ, BZ2, CAB, GZ, ISO, JAR, LZH, RAR, TAR, UUEncode, ZIP, 7Z e Z. Também suporta arquivos de até 8.589 bilhões de Gigabytes!

Primeiro, é necessário ter o Winrar instalado no seu PC. Você pode baixá-lo aqui.

Para compactar vários arquivos em um só arquivo,

1 - Vá para a pasta onde estão os arquivos que você quer compactar. Clique com o botão direito do mouse e selecione os arquivos.

1 - No menu suspenso, clique em Add to Archive (Adicionar para o arquivo).3 - Na janela que aparece, clique no formato para o qual deseja compactar os arquivos (ZIP ou RAR), clique no botão OK, e o programa copia os arquivos para um arquivo compactado, com a extensão. rar ou .zip. dentro da pasta onde os arquivos estão, ou em outra pasta. Aí está seu arquivo compacto contendo vários arquivos, pronto para ser enviado por e-mail.

2 - No menu suspenso, clique em Add to Archive (Adicionar para o arquivo).

3 - Na janela que aparece, clique no formato para o qual deseja compactar os arquivos (ZIP ou RAR), clique no botão OK, e o programa copia os arquivos para um arquivo compactado, com a extensão. rar ou .zip. dentro da pasta onde os arquivos estão, ou em outra pasta. Aí está seu arquivo compacto contendo vários arquivos, pronto para ser enviado por e-mail.

Para descompactar, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo compactado, e selecionar a opção “Extract here” (extrair aqui) e os arquivos serão rapidamente descompactados.

Dividindo arquivos

Você pode estar se perguntando: “por que dividir arquivos RAR se eles já ficam menores ao serem compactados?”.

Isso é verdade, mas o WinRar, por exemplo, compacta aproximadamente entre 8% e 15% dos arquivos, portanto um arquivo grande pode continuar grande mesmo depois de compactado.

Para dividir seus arquivos, proceda como se fosse compactar os arquivos, conforme indicado acima. Quando a janela do WinRar abrir, vá até a opção “Tamanho do volume, bytes”. Aí é só selecionar a opção desejada ou inserir o número de bytes que você deseja que seu arquivo seja dividido – o Winrar criará vários arquivos menores de um arquivo grande, que poderão ser enviados por e-mail.


Ao enviar os arquivos compactados e divididos, não esqueça de enviar ao cliente instruções de como juntar e descompactar os arquivos.

Para isso, clique com o botão direito do mouse para selecionar os arquivos, e escolha a opção “Extract here", e o WinRar automaticamente juntará e descompactará os arquivos.

Isso é tudo por agora. Espero que este post lhe seja útil.