domingo, 19 de outubro de 2008

Localizar e Substituir Avançado: Trocando vírgulas por pontos e pontos por vírgulas

A ferramenta Localizar e Substituir do MS Word é um recurso utilíssimo para quem faz revisões em traduções. Imagine se depois de traduzir um texto de 5 mil palavras, na hora de revisar você descobre que traduziu “agreement” por “contrato”, mas o contexto pedia “acordo”. Se tivesse que procurar mano a mano levaria dois anos. Mas com o recurso de Localizar e Substituir, você só precisa digitar Ctl+U, e o Word sai procurando e efetua a troca para você. E nem precisa se preocupar com a formatação também: O Word substitui perfeitamente palavras escritas com iniciais maiúsculas, em caixa alta, em negrito, sublinhado ou em itálico. O recurso tem muitas funcionalidades, as quais não digo que conheço. Mas uma eu uso muito. Como falei em números anteriormente, eis aqui uma funcionalidade que aprendi com um grande conhecedor do Word, o mestre Tibor Korniey: A troca de vírgulas por pontos e pontos por virgulas. Imagine um balanço patrimonial ou uma demonstração de resultados, com tabelas monstruosas de números. Trocar a posição das vírgulas por pontos e vice-versa uma a uma é contraproducente. E mesmo com o recurso de Localizar e Substituir sozinho ainda restam muitos pontos finais e pontos parágrafos, e virgulas no meio das orações. Esse recurso vai procurar somente seqüências de números, economizando bastante tempo. Chega de papo: aqui está o método:

Substituição de vírgulas por ponto:

Procurar: ([0-9]),([0-9])

A expressão na caixa Localizar significa: Localizar qualquer seqüência de números onde uma vírgula está entre dois dígitos

Substituir por: \1.\2

A expressão na caixa Substituir Por significa: reescrever a seqüência encontrada com a inserção de um ponto entre os dígitos, deixando os dígitos ou sua ordem inalterados

Finalmente, você deve pressionar o botão “Mais” e selecionar a opção “Usar caracteres Curinga”

Para trocar o ponto pela virgula, é só trocar os pontos:

Procurar: ([0-9]).([0-9])
Substituir por: \1,\2

Sempre com a opção “Usar caracteres Curinga” selecionada.





















Geralmente ao traduzir eu troco primeiro os pontos (.) por ponto e vírgula (;) , depois os pontos por vírgula (,) e finalmente ponto e vírgula (;) por ponto.

Agora é só ir pressionando a tecla Substituir para trocar um por um. Não aconselho usar a tecla Substituir Tudo, pois pode haver datas e números de leis e outras numerações que podem ser trocadas sem você querer, e ai sim você vai ter trabalho para voltar ao original.

Quem quiser pode visitar o artigo do Tibor Korniey no site do Proz, onde ele explica muitas outras funções avançadas para Localizar e Substituir. Não aprendi todas, mas essa tem me ajudado muito.